sábado, 26 de julho de 2008

06 - CIDADANIA

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato
FILIADO A CUT, GAAS, FETRAECE
C.N.P.J. 07.179.641/0001-02E-Mail strcrato @ig.com.br
RUA PEDRO II, 56 - TELEFAX: (88) 3523.3809 - 63.100-000 CRATO – CE



VIII EXPROAF


A VIII EXPROAF- Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar, aconteceu de 05 a 08 de Junho de 2008, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante em Crato. Este ano a realização foi da Fetraece e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Abaiara, Campo Sales, Granjeiro, Porteiras, Nova Olinda, Jardim, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Maurití, Missão Velha e Milagres, tivemos o apoio, do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Crato, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Sine IDT, Sebrae, Ematerce, Cáritas Diocesana de Crato, ACB e Fundação Lima Botelho.
128 agricultores (as) familiares se distribuíram em estandes, com produtos orgânicos, artesanatos de barro, palha, madeira, couro, pequenos animais e comidas típicas, onde expuseram e comercializaram o que tem de melhor na agricultura familiar da região do cariri. A associação Padre Frederico da Malhada que é um exemplo na organização da produção funcionou a casa de farinha, com beiju, tapioca, farinha e goma fresca.
O engenho de rapadura, que distribuía fumaça com cheiro de mel nas ruas de Crato, foi trabalhado pela associação do Sitio Coité em Barbalha, onde os visitantes tiveram oportunidade de comprarem rapadura quente, mel, batida e alfenim, alem de um delicioso caldo de cana gelado.
O Banco do Nordeste durante a EXPROAF, liberou só da agência de Crato, Pronaf para 131 agricultores com um total de recursos de 180.306,38. As noites foram animadas com grandes shows, forró e cerveja gelada. Tivemos a presença no palco de: Morais Moreira, Creolina, Joãozinho do Exu, Ébano e banda, Dr. Raiz, Eduardo Junior, João Paulo, Sebasto dos Teclados, Moacir Sanfoneiro, Os Três do Ceará, Reisado de Nova Olinda, Tiner seresteiro, Os Plays do Metal, e ainda a escolha do garoto e garota EXPROAF 2008, e por sinal o primeiro lugar da garota EXPROAF, foi para Bruna filha do associado Valdemar da comunidade do Engenho da Serra.

Nenhum comentário: