sábado, 26 de julho de 2008

07 - ARTIGOS



DE OLHO NA POLÍTICA

Você sabe o que é um cientista político? Você pensa que cientista político é político? Descarte esta possibilidade. Esse profissional não concorre às eleições, como os políticos, mas fica de olho neles. Esse cientista vive rodeado de livros, jornais e revistas, etc.
O cientista político estuda como vivem as comunidades, sua forma de se organizar socialmente, ou seja, de que maneira essa sociedade conseguiu se estruturar para sobreviver e conduzir a vida comum a todos.
Existem várias formas de organização da sociedade e essas formas variam com o passar do tempo. O lugar também influencia e varia de acordo com o tipo da sociedade estudada. A estrutura política do Brasil atualmente é muito diferente do passado. No momento, nós escolhemos os nossos governantes, por meio do voto. Vivemos em uma “Democracia (forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo)”. Já na Dinastia, o poder passava de pai para filho.
Portanto, o cientista político se dedica a estudar e entender as diferentes formas de governo tanto do passado como do presente em lugares diferentes.
Esse cientista estuda minuciosamente as teorias que vários autores escreveram; os atuais e os do passado. Estudam para explicar e justificar a criação de instituições como o Poder Legislativo – “que elabora as leis – e o Poder Judiciário – que faz cumprir as leis”. Nem sempre as leis favorecem e são cumpridas pela população e pelo poder público. Desta forma, ele mesmo pode criar as suas próprias teorias e procurar entender melhor como nosso país ou outras nações estão se organizando atualmente ou como se estruturam no passado. Esse profissional pode atuar como professor explicando e analisando o que esses pensadores escreveram, conhecendo os erros e os acertos cometidos no passado e procura contribuir para resolver os problemas atuais de um município, estado ou união. Para resolver esses problemas precisamos por em prática as teorias estudadas onde são apontadas as possíveis soluções.
No entanto, hoje em dia, há um outro campo de trabalho para esse profissional: “ a assessoria política ou o marketing político”. Como o estudo aprofundado das eleições, ele é capaz de analisar o comportamento dos eleitores, que é revelado nas pesquisas de opinião pública. Após interpretar as escolhas feitas pelo eleitorado, que são mostrados nos dados é possível justificar e verificar o grau de influência da religião do eleitor na hora de escolher seu candidato. As informações obtidas ajudam aos partidos políticos a elaborarem suas propagandas eleitorais. Mas, tem um detalhe se você escolher ser cientista político, gostar de ler é fundamental e essencial. Segundo o dicionário política é a “ciência do governo dos povos; astúcia; civilidade; maneira hábil de agir”. “Politicagem ou politiquice sf. Política mesquinha, interesseira”. Política é a arte de fazer o bem. Se você deseja ser cientista político, deve entrar na Faculdade de Ciências Sociais, e se habilitar em ciência política. Depois se especialize no que você mais gostar. E, aí o que está esperando? Mergulhe nos livros e saiba tudo sobre política.
E, o mais importante não esqueça no dia 5 de outubro. Não vote em candidatos que estão na lista do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios)/ TCU (Tribunal de Contas da União). Na hora de votar, olho vivo! Diga não a corrupção!







Nenhum comentário: