sábado, 26 de julho de 2008

08- ULTIMA PÁGINA

V FESTIVAL JUNINO DE PONTA DA SERRA 2008
Por: Felipe Valdevino

Nos dias 26, 27,28 e 29 de junho de 2008 aconteceu o V Festival de Quadrilhas de Ponta da Serra, provando que nosso distrito tem pessoas capazes de realizar um grandioso evento, embora o grande público local ainda não esteja preparado para este tipo de evento. Foi uma pena que houve mais concentração de pessoas fora da quadra, nos três primeiros dias, do que dentro. O festival provou que vem crescendo e está adquirindo o respeito e a confiança das quadrilhas, se consolidando e colocando a Ponta da Serra no calendário junino de festivais da região.
Este tipo de evento além de trazer beleza, animação, história, também estimula o crescimento turístico do nosso distrito, fator que deve ser estimulado, afinal recebemos visitantes de várias cidades durante o festival, e uma boa recepção gera uma boa imagem para o lugar. E não há como negar, quem viu gostou, pois o festival foi organizadíssimo, com segurança, comidas típicas, e as quadrilhas apresentaram um espetáculo de beleza, talento, revelando o trabalho de quase um ano inteiro de luta e perseverança, que deve ser muito valorizado.
Enfim, o espírito junino está reacendendo em nosso distrito, porque já temos uma referência no quesito festa junina, uma opção de qualidade, que no decorrer dos anos será valorizado como merece pelo próprio público de Ponta da Serra, porque para quem vem de fora este reconhecimento já existe. Que a tradição continue, que os organizadores sintam-se cada vez mais motivados (e parabenizados) para outros festivais, que as quadrilhas continuem trabalhando para mostrar todo seu talento e que as pessoas aprendam a não apenas falar, mas viver este evento torná-lo mais grandioso e não deixá-lo morrer. É para o povo que ele é feito, é para o povo que as quadrilhas dançam.
Parabéns para o nosso distrito, para a escola e a comissão organizadora. Viva São João, viva o
Festival Junino de Ponta da Serra, viva o orgulho de dizer que o festival é nosso!
Sobre as Quadrilhas, é sabido que as atuais não são mais iguais áquelas que costumávamos ver, estas trazem os elementos da nossa sociedade, interligados com a nossa história, através dos temas que sempre nos fazem lembrar nossos personagens, nossa música, nossa dança, nossos costumes. Não podemos fechar os olhos para o mundo que vivemos na busca de um tempo passado, que poderia até ser trazido de volta nos gestos na dança ou no estilo antigo de quadrilhas, mas que jamais voltará no espírito, pois as pessoas mudaram assim como o mundo mudou; na história chamamos de anacronismo este erro de associar um acontecimento lá do passado com o tempo atual, como se ainda vivêssemos lá no tempo que passou.
No que diz respeito aos resultados deve-se dizer que embora tenha causado a revolta de alguns quadrilheiros, o resultado do festival é indiscutível e honesto; ganhar e perder é só um detalhe, o mais bonito de tudo é conquistar o público e ser reconhecido e valorizado por seu trabalho. Muitas quadrilhas mereciam ganhar mas só uma poderia ser campeã, o que não desmerece as outras. Parabéns e obrigado a todos,

Nenhum comentário: