segunda-feira, 29 de junho de 2009

JPS 23 - PAG. 04 - ESPAÇO

NOTCIAS DA COMUNIDADE
MORTE DO MUNDOMDE DESTAMPA
A comunidade de Ponta da Serra acordou hoje, dia10, sexta feira da paixão consternada com a notícia da morte do jovem Jose Alves Moreira, conhecido por todos como “ O Mudo de Destampa”, vítima de acidente automobilístico. O fato se deu na Rodovia do Algodão, entre a nossa sede e a Vila Rodeador, seu trajeto de todos os dias. A missa de corpo presente e o seu sepultamento se deu hoje, às 16 hs., aqui mesmo em Ponta da Serra, onde ele nasceu e seu criou e era muito querido por todos, prova disso foi o concorrido enterro conforme se observa na foto acima. A s nossa condolências à família enlutada.

REUNIÃO DA AMEPS

Aconteceu na manhã desse domingo, 12.04, nas dependências do salão paroquial, mais uma reunião da diretoria da Associação do Movimento Emancipatório de Ponta da Serra - AMEPS, onde foram tratados vários assuntos de interesse do movimento, especialmente, quanto a periodicidade das reuniões ordinárias e extraordinárias e a criação de um pequeno jornal para atender ás necessidades de uma maior divulgação das ações do movimento A próxima reunião ficou marcada para o 4º domingo de abril ( 26.04), e deverá ser aberta a todos os membros da associação, como também, a toda a comunidade.
Deve-se salientar que o Congresso Nacional tem, neste mês de abril, o último prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal para decidir a questão das emancipações de distritos no País.
Como se sabe, no final do ano passado foi aprovado o Substitutivo ao Projeto de Lei do Senado Nº 98, de 2002, que regulamenta o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e desmembramento de municípios, restando à Câmara Federal dar o seu parecer, o que ainda não aconteceu.
Dentre os critérios exigidos, destacamos o que se julga ser o principal, que é de sete mil habitantes para a região Nordeste. Nesse sentido, deve-se salientar que o Distrito de Ponta da Serra, em 2000, já possuía 8.234 habitantes (IBGE CENSO 2000, SIDRA).

MALUNGO PRODUÇÕES APRESENTA

A Malungo Produções em parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste, Coletivo Malungo e Projeto Verde Vida apresentou hoje, dia 10, às 19:30 no Largo da Matriz em Ponta da Serra o curta “ Paixão e Morte de Jesus Cristo”. Deve-se salientar que este filme foi produzido pelos professores e alunos do Ginásio Professor José Bizerra de Britto no ano de 1992. A igreja matriz, as ruas mons, Assis Feitosa e José Augusto Siebra e o Cruzeiro na Serra do Juá, serviram de cenário para o filme.
Elenco:
Jesus > Valtércio Holanda Valdevino
Maria > Vanessa Gomes
Herodes > Aroldo Souza
Caifaz > Luiz Aldo Domingos
Madalena > Cristiane Brasil
Smão Sirineu > Eldo Ferreira Leite, já falecido
Centurião > Roberval Correia
Outras participações:
Plácido, Antonio Dionísio, José Nazário, Raimundo Filho, e outros

CONCERTO MUSICAL REALIZADO EM PONTA DA SERRA

Sob a regência do Professor de música Galdino, aconteceu nesse domingo na Ponta da Serra uma Cantata com os alunos de música da Escola de Música Solibel, e com o coral que partindo da apresentação na matriz de São José, saiu pelas ruas de Ponta da Serra, chamando a atenção das famílias para o encanto da música. São muitas crianças na Ponta da Serra que recebem orientação musical, através do apoio da Comissão do Cinqüentenário da Ponta da Serra e do Projeto Verde Vida

MATANÇA DO JUDAS

Semana Santa é, sem dúvida, um dos períodos de maior concentração de manifestações folclóricas e populares, onde se pode destacar, entre outras tradições, a “Morte do Judas”.
Todo ano verificamos em nossa comunidade, neste período da Semana Santa, crianças jovens e adultos fantasiados de caretas, circulando em nossas ruas, utilizando a tradicional expressões “ó padim, ó parceiro me dá um jejum”. O que se observa é que este movimento não tem nenhuma organização e que cada um pede esta ajuda para si mesmo e não para uma finalidade coletiva.
Gostaríamos de ver em nossa comunidade uma coisa mais organizada neste sentido, com a criação do sítio do Judas, com a leitura do testamento, a parte mais interessante do evento, e a matança do Judas.
Diz a tradição “que o homem que o traiu [Jesus] foi Judas, pela ínfima quantia de trinta dinheiros, entregando-o com um beijo na face e um olhar de esguelha. Todos se lembram de uma árvore e de um laço, onde ele [Judas] novamente será pendurado e enforcado, depois de um julgamento público e da leitura de um testamento. Sem distinguir-se do Rei Divino, o Judas também será dilacerado e morto, o corpo estripado, os membros esquartejados, sob os gritos da turba confundida, matando numa só figura, um bandido e um rei. Judas morto e Cristo ressuscitado numa celebração de dois ritos que são um mesmo rito, propiciando a que volte o tempo da carne, da fartura e da alegria”.A orquestra puxa o cortejo nas cidades do interior do Nordeste. Caretas agitam seus relhos atrás do jumento que carrega o boneco espalhafatoso de riso aberto. Embriagado, o bando arrasta o boneco do Judas de estopim rumo à sua quinta. “Entre sarros e chumbregos, bafejos de vinho suspeito e arrotos indecentes, o Carnaval recomeça, celebrando-se com pândega a morte prenunciada”. “Nas noites silenciosas das cidades nordestinas, penitentes ainda dilaceram as costas com pequenas lâminas, pranteando em benditos o Inocente que morrerá na cruz. A mão direita não sabe o que faz a mão esquerda Sob pedradas e vaias, desce o cortejo de um boneco de braços abertos, a mão segurando um cigarro no lugar de um ramo verde”.Comprimidos no interior da igreja, os fiéis aguardam a meia-noite do sábado, quando as cortinas roxas desabarão dos trilhos e os sinos tocarão dobrados, abafando o grito de Aleluia”.“Dispersos na praça, girando os tirsos de couro, filhos e esposas do Judas esperam o instante em que sua cabeça explodirá, para se atirarem sobre o corpo de trapos e palha.Rude contraste de um mesmo fim comum: morte e ressurreição”
Dessa forma, esperamos que alguém da nossa comunidade tome a iniciativa de organizar, para o próximo ano, um evento idêntico aos que acontece na cidade de Crato, que teve como pioneiros da festa da matança do Judas, a família do Seu Zé de Bastos, que até os dias de hoje promovem a mais concorrida festa deste gênero na região.

FONTE
CONTINENTE ONLINE(http://ricarlo40.blogspot.com)


RESUMO DAS ULTIMAS NOTÍCIAS
MORREU:

O Jovem José Neto Alves Moreira, o Mudo de Destampa, vítima de acidente automobilístico na rodovia do Algodão entre a Sede e a Vila Rodeador. Dia 10.04
Ø Dona Iracema Correia de Oliveira, residente em Crato a mãe do nosso saudoso Manuel Gago. Dia 25.03, aos 80 e poucos anos, em Crato.
Ø Dona Maria (Augusta) Morais Primo, mãe de Socorro, Antonio, José, Terezinha e Maria Júlia (Irmã Maria José). Dia 23.03, aos 96 anos, em Crato.
Ø José Gonçalves Pereira, irmão do Alemão do Frigorífico Boi do Povo, residente aqui na Sede há alguns anos, onde era dono de Bar. 17.03.09, aos 37 anos, sepultado em sua cidade natal, Piquè Carneiro
Ø Vicência Correia Lima, neta de João Paulino Correia do Juá. Dia 07.04, aos 91 anos, sepultada em Ponta da Serra

ACONTECEU: >Mais uma exibição cinematográfica da Malungo Produções em parceria com o Centro Cultural do BNB, Coletivo Malungo e Projeto Verde Vida, em nossa Sede. “Paixão e Morte de Jesus”, uma produção de professores e alunos do Ginásio Prof. J. Bizerra de Britto, no ano de 1992.
>Mais um movimento de jovens e adultos transvertidos de caretas e angariando ajudas de porta em porta, mas sem nenhuma organização, como em outras comunidades.
> Mais uma reunião da AMEPS - Associação do Movimento Emancipatório de Ponta da Serra, no salão paroquial, nesse domingo, dia 12, objetivando uma melhor sistematização de suas reuniões, ficando previsto para 26.04 mais uma reunião, desta vez, com a participação de todos os associados e não associados.
> Mais um conserto ao público regido pelo professor Galdino. Desta vez o evento aconteceu, nesse dia 29.03, nas ruas da nossa Sede.

ACONTECE: Mais uma vez um movimento, por parte do Poder Público e da CDL de Crato, no sentido de retirar da rua Santos Dumont o nosso ponto de transportes alternativos, que ali funciona há décadas, para jogar para a beira do canal.

ACONTECERÁ: > Mais uma grande festa de São José Operário de Ponta da Serra, de 21 de abril a 1º de maio. A abertura oficial se dará com uma caminhada com a bandeira saindo, às 17 hs. do dia 21, da Vila Palmeirinha dos Vilar em direção à nossa Matriz

PADARIA: A nossa comunidade aguarda com grande ansiedade a inauguração da moderna padaria que será montada aqui na sede pelo Projeto Verde Vida. Devido um acidente com o forno eletrônico, quando do descarrego da carga, essa inauguração certamente será adiada. O prédio já está pronto e os demais maquinários se encontram aptos ao funcionamento.
ETERNAS SAUDADES: De Zé de Ciço, que estaria fazendo 90 anos de vida neste dia, 15.04,se vivo estivesse. José Correia Lima era um dos netos de José Bernardo Vieira, o fundador de Ponta da Serra. Ele era o pai do Editor deste informativo.

PARABÉNS aos jovens Heduardo Pereira Brasil e Luciene Custódio Ribeiro por haverem passado no último concurso vestibular da Urca( 2009.1). Heduardo para Topografia e Luciene para Pedagogia.

Nenhum comentário: